terça-feira, 25 de maio de 2010

Módulo 11 - Tecnologias Audiovisuais

1- A câmara de vídeo

1.1 - Tipos de câmara de vídeo

Dentro do panorama videoamador, podemos encontrar no mercado seis tipos de câmaras: a câmara VHS, a câmara VHS-C, a câmara de vídeo 8, ou seja de 8 milímetros, as câmaras de definição standard, as câmaras HD e as câmaras profissionais e semi-profissionais.




1.2- Suportes de Gravação

Existem varios tipos de suportes de gravação:



1.3 - Exemplos de protocolos de comunicação
§ IP (Internet Protocol)
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DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
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TCP (Transmission Control Protocol)
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HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
§
FTP (File Transfer Protocol)
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Telnet (Telnet Remote Protocol)
§
SSH (SSH Remote Protocol)
§
POP3 (Post Office Protocol 3)
§
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
§
IMAP (Internet Message Access Protocol)

1.4- Conectividade
Bluetooth
Bluetooth é uma tecnologia sem fio de comunicação de curto alcance criada para substituir os cabos de comunicação de acessórios portáteis ou fixos, segundo definição do Bluetooth SIG(Special Interest Group), organização que reúne empresas que desenvolvem aparelhos com Bluetooth e da qual fazem parte Intel, Microsoft, Nokia, Motorola, Ericsson, entre outras.
Usb
USB é um protocolo de comunicação que suporta transferência de dados entre computadores e periféricos.
1.6 - Funções da câmara
Em qualquer câmara de vídeo encontramos a maior parte das funções que referimos abaixo e algumas possuem até funções a que não fazemos referência, uma vez que não são muito vulgares. Há por isso que estar atento ao livro de instruções que acompanha a câmara para a poder conhecer a fundo e extrair da máquina todas as suas potencialidades. Algumas das câmaras possibilitam ainda a edição de vídeo, pelo que se torna também necessário ter algumas noções desta técnica.
Os comandos que encontramos habitualmente numa câmara de vídeo são os de ligar/desligar, a focagem que normalmente pode ser automática ou manual, existindo um botão que alterna entre as duas possibilidades, o zoom, que pode também funcionar comandado por botões ou manualmente, os comandos de controlo da exposição à luz (também automático e manual), botões de inserção de data/hora, que podem ser accionados ou não, e comandos de leitura, normalmente idênticos aos de um vídeo doméstico: avançar, parar, pausa, avanço e recuo rápidos sem imagem e avanço e recuo lento com imagem).
Não é incomum aparecerem câmaras que permitem alguns efeitos especiais, desde o já habitual fader, até ao strobe ou outros mais sofisticados. O fader consiste em fazer aparecer ou desaparecer a imagem num efeito em que ela parece ir-se formando a pouco e pouco a partir do nada (fade in) ou em que ela parece dissolver-se, desaparecendo gradual e suavemente (fade out). Nalgumas câmaras este feito do “fader” aparece como um mosaico de pequenos rectângulos que ora aparecem ora desaparecem se o operador accionar o comando respectivo. O strobe é um efeito que faz com que a imagem vista pelo visor da câmara ou filmada pareça avançar aos soluços, com pequenos saltos entre as imagens.
Vimos acima que o zoom pode ser utilizado para afastar ou aproximar uma imagem, dando-lhe menor ou maior dimensão no plano, respectivamente. Este dispositivo deve contudo ser usado com cautela, uma vez que a sua utilização constante torna a sequência desagradável, dada a evidente dificuldade de a vista focalizar constantemente objectos que sucessivamente se afastam ou aproximam do campo de visão. Um outro problema adicional na utilização do zoom é o da focagem. Ao afastarmos ou aproximarmos um objecto através do zoom temos de ter o cuidado de o fazermos lentamente, de forma a que o sistema de focagem automática da câmara tenha tempo de realizar essa focagem; se optarmos pelo modo manual, então deveremos efectuar diversas experiências antes de gravarmos a cena, até termos a certeza de que o zoom e a focagem funcionarão perfeitamente na altura da gravação.
Além destes comandos, podemos encontrar botões de controlo da abertura do obturador, de procura automática de imagem, de controlo de “branco”, titulador digital, interruptor de auto light ou ainda botões de OSD (on screen display, que nos permite, ou não, observar as indicações no visor).

2- Acessórios de video e audio

2.1- Tripés


A necessidade de se optar por um suporte fixo onde possa assentar a câmara, para assim se poder evitar oscilações indesejadas, permitindo uma maior regularidade nos movimentos de panorâmica ou de “travelling”, e mesmo no caso da câmara fixa. Esses suportes fixos podem ser monopés ou tripés, sendo os últimos mais vulgares e permitindo realizar os mais diversos movimentos de câmara. Vale a pena referir, porém, que não devemos utilizar os tripés existentes no mercado para fotografia, uma vez que foram concebidos para um objecto fixo, que não necessita de efectuar movimentos sobre o seu eixo enquanto impressiona película ou grava em fita magnética.

Os tripés para vídeo devem permitir movimentos suaves para os lados e para cima e para baixo, sem que o braço ou o suporte ofereça resistência, de modo a não surgirem “soluços” nas imagens. Regra geral, estes tripés utilizam um líquido na zona de fricção das peças, de modo a que a rotação das mesmas se faça suavamente: entre estes temos os tripés hidráulicos. Além deste cuidado, devemos pensar que tipo de suporte vamos necessitar, pois, no caso de apenas termos verba disponível para se adquirir um destes equipamentos, teremos que optar por uma das seguintes alternativas: um suporte com rodízios, que nos permita deslocar facilmente a câmara e efectuar alguns movimentos de “travelling”, ou um suporte fixo, que nos permita uma posição estável, se o que realizarmos forem sobretudo planos fixos.




2.2- Filtros

Ocolor="black"s filtros de cristal são compostos de uma gelatina colorida entre duas peças de cristal montadas com precisão. Os filtros podem ser colocados em um suporte circular que é enroscado na frente da lente da câmera.
Existem vários tipos de filtros:
- Filtro Ultravioleta;
- Filtros para trocar a cor;
- Filtros de Densidade Neutra;
- Filtro Polizador;
- Filtros de efeitos especiais.

2.3- Microfones para camara de video.
Com um microfone numa câmera de vídeo torna-se possível a utilização dos serviços da Internet que permitem a transmissão de voz e/ou imagem em tempo real, como o vídeo-papo, vídeo-phone, áudio-conferência e video-conferência.A câmera de vídeo pode captar a imagem em preto e branco ou colorida. Ela geralmente fica sobre o monitor.

2.4- Monitores para câmaras de video

Um monitor numa câmara de video serve para gravar e ao mesmo tempo uma fácil visualização do que estamos a gravar.




3-Tecnicas de registo aúdio

3.1- Estúdio

Um estúdio de gravação é uma instalação física destinada à gravação de som. Idealmente, o espaço é projectado de forma a se obter as propriedades acústicas desejadas — difusão sonora, baixo nível de reflexões, reverberação adequada, etc. Diferentes tipos de estúdios se adequam a gravações de bandas e artistas, dobragens e sons para filmes, e mesmo a gravação de uma orquestra. Um estúdio de gravação típico consiste de uma sala, o "estúdio" propriamente dito, onde os instrumentistas e vocalistas fazem suas execuções; e a "sala de controlo", onde estão os equipamentos de gravação e manipulação do som.


3.3- Voz off

A distinção entre estes dois tipos de vozes prende-se com a presença ou não da personagem no campo da imagem. A voz in é a voz de qualquer elemento que se encontre dentro do campo visual. Por exemplo, o diálogo dos actores em cena.
A voz off é proferida por alguém fora do campo visual em questão. Identificamos-lhe três funções:
- Contextualização, como é o caso dos documentários;
- Reflexão Interior, o monólogo do pensamento de uma personagem;
- Criar situações imaginárias.

3.4- Sincronismo áudio/vídeo

O video e o som têm que estar sincronizados. Por exemplo: num filme se o video e o audio não coincidirem , não faz sentido, por isso o audio e o video têm que estar sempre sincronizados.


















3.5- Sonoplastia

Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registos de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados.



4-Tecnicas de registo video
4.1- Composição

Uma junção de várias vídeos para fazer uma imagem final;






















5- Softwares de edição de video

Existem vários softwares de edição de video.

Exemplos:

-Debut Video Capture Software,
-ISO Recorder,
-VirtualDub,
-DVDStyler,
-MediaCoder Full Pack,
-MovieStorm,
-AVS Disc Creator,
-MAGIX Video easy,
-Magix Video Deluxe

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